10/04/2016

Resenha | Um Mais Um (Jojo Moyes)

Oi, gente! Eu (literalmente) acabei de ler este livro incrível e vim trazer a resenha para vocês, porque surpreendentemente eu tenho muitas coisas boas para falar!!!

Autora: Jojo Moyes
Título original: One Plus One

[Goodreads | Skoob]

ISBN-13: 9788580576542
ISBN-10: 8580576547
Ano: 2015 / Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca


Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.


Um Mais Um é aquela famosa fórmula de livro: road trip, pessoas estranhas tendo que viajar juntas. Mas, como a maioria dos livros, aqui não vemos adolescentes/jovens tendo que enfrentar todo tipo de dificuldade para chegar ao seu destino. Esta é uma história que acompanha dois adultos, um adolescente, uma criança e um cachorro em um carro.

Devo dizer que nem sabia direito da história quando peguei o livro, simplesmente fiquei com vontade de ler Jojo. E, novamente, me surpreendi com o poder de sua escrita, como ela consegue passar cada detalhe de maneira única, e fazer nos sentir bem com a história, fazer nos envolver com os personagens e torcer por eles.

Neste livro, Jojo fala de coisas importantes, como decepções e dificuldades da vida, explorando tanto isso na vida adulta, quanto na infantil/jovem. E de maneiras diferentes, explorando quem vive num orçamento apertado e de outro que tem tudo na vida para vivê-la sem preocupações. Ela choca esses dois mundos de maneira não forçada, e acaba dando uma lição de vida, seja com as situações ou com o comportamento dos personagens. 

Podemos dizer que aqui podemos aprender algumas lições de vida, como, por exemplo, que a felicidade não está ligada ao seu estado financeiro e que todos erram, e que uma ação errada não define uma pessoa.

O livro é maravilhoso e me prendeu de maneira que não podia largá-lo antes de terminar. Aqui vemos um exemplo de um bom livro, mostrando situações talvez inusitadas, mas de forma contínua e viciante.

Nota:


3 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro, tá na estante e na fila hahaha

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Esse livro está na minha lista, porque Jojo Moyes é diva kkkk' <3
    Amei a história desse livro!
    Parabéns pela resenha, adorei!! *---*
    E estou ENCANTADA pelo seu blog, ganhou uma fã <3
    Convido você para conhecer meu blog: relicariodehistoriasma.blogspot.com

    Beijos, beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Jojo é tudo de bom <3 leia sim, tenho certeza que vai gostar!

      Excluir